Programas e projetos desenhados sob medida que atendem as necessidades institucionais para a gestão do estresse e do trauma.
Desenho, treinamento e assessoria em programas de intervenção nas situações de desastres naturais ou provocadas pelo homem. Apoio a instituições públicas e privadas em nível municipal, estadual e federal.
Níveis de atuação e intervenção:
Informar e compartilhar os conceitos básicos sobre saúde psicológica e estresse emocional. Informação como instrumento para diminuir preconceitos e identificar necessidades de intervenção.
Habilitar gestores e/ou RH a identificar, acolher e encaminhar colaboradores com sintomas de sofrimento psicológico; treinamento PIPA E PIPARA (Programa de Intervenção de Profissionais e Paraprofissionais em Adversidades)
Encontros e oficinas de trabalho grupal com protocolos de reprocessamento em grupo.
Estratégias para Prevenção – identificar e reduzir estressores prevenindo desenvolvimento transtornos e de adoecimento
Estratégias para Intervenção – atuar diretamente com os indivíduos que já apresentam sinais de adoecimento ou níveis elevados de estresse ocupacional
Enfrentamento de situações de estresse
Aprimoramento do desempenho: líderes e colaboradores
Aumento da capacidade de enfrentar situações críticas e competitivas
Intervenção em grupo – maior alcance, não exposição, apoio mútuo em grupo.
Impactos do Estresse Traumático e do TEPT – Transtorno de Estresse Pós-traumático na educação e círculo vicioso de dificuldades de aprendizagem e violência. Crianças e adolescentes traumatizados tendem a ter pior desempenho escolar e repetir padrões de violência.